O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro informou ao Manchete Lagos, nesta quarta-feira (31), que as balsas que serão utilizadas na queima de fogos do Réveillon em Cabo Frio já passaram por vistoria e foram liberadas para operação. As estruturas começam a ser posicionadas na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, no distrito de Tamoios.
A expectativa é de que cerca de 1 milhão de pessoas acompanhem a virada do ano no município. Apesar do clima festivo, há previsão de chuva no momento da virada, o que mantém as equipes de segurança e emergência em estado de atenção.
Para o espetáculo pirotécnico, serão utilizadas quatro balsas: uma de 35 metros em Tamoios e três na Praia do Forte — uma de 25 metros e duas de 18 metros. As balsas ficarão posicionadas a cerca de 600 metros da Boca da Barra, com 300 metros de distância entre elas. As estruturas chegaram ao município no dia 22 de dezembro e permaneceram ancoradas sob vigilância da Guarda Marítima e Ambiental, com apoio de quatro embarcações. O posicionamento definitivo nas praias ocorre nesta terça-feira (31).

Em Cabo Frio, uma lei aprovada no início do mês permite que a Prefeitura use fogos com barulho no Réveillon. Os fogos com estampidos eram proibidos na cidade desde 2022.
A Prefeitura de Cabo Frio montou uma operação especial para o Réveillon 2026, com reforço no efetivo, fiscalização integrada e ações coordenadas para atender à grande movimentação esperada. A programação inclui a tradicional queima de fogos e shows na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios, com apresentações musicais nos dias 29, 30 e 31 de dezembro.
De acordo com o 25º Batalhão da Polícia Militar, mais de mil policiais militares estarão de prontidão em toda a Região dos Lagos para garantir a segurança durante as festividades. As ações contam ainda com o apoio da Polícia Civil e de diversas secretarias municipais.
A Guarda Civil Municipal terá o efetivo ampliado e, apenas no dia 31, 279 agentes estarão em atuação, distribuídos entre a área central e Tamoios. O fechamento parcial de vias com grande circulação, como a orla da Praia do Forte, começou no dia 26 de dezembro, com organização do trânsito pelos grupamentos de Trânsito e Tático Móvel. A partir do dia 29, o fechamento passa a ser total em diversas ruas do entorno da orla.
No dia 31, o acesso à Praia do Forte será controlado por 17 barreiras, com revista de pessoas por meio de detectores de metal. Algumas vias terão acesso restrito apenas a moradores. Em Tamoios, haverá três pontos de interdição, do Pontal até a altura do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, com o mesmo padrão de fiscalização. O objetivo é impedir a entrada de objetos perfurocortantes, materiais ilícitos e garrafas de vidro. As revistas começam às 10h e serão realizadas por agentes da Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Polícia Militar e segurança privada.
A operação contará com 45 viaturas da Guarda Civil, além de duas vans de apoio, sendo uma utilizada como base de comando. O monitoramento será reforçado com drones, câmeras espalhadas pela cidade e tecnologia de reconhecimento facial da Polícia Militar. Sete torres de observação da PM estarão distribuídas ao longo da orla.
Além da base fixa do Grupamento Operacional de Praia (GOP), na Praça dos Quiosques, será montada uma tenda de apoio na Praça das Águas para distribuição de pulseiras de identificação para crianças. O GOP atuará ainda com dois quadriciclos para fiscalização na faixa de areia.
De forma integrada, agentes da Guarda Civil, Guarda Marítima e Ambiental, Fiscalização de Posturas e Polícia Militar irão fiscalizar práticas irregulares, como esportes fora do horário permitido, uso de caixas de som, garrafas de vidro, churrascos em locais proibidos e crimes ambientais. A fiscalização será intensificada nas praias da Praia do Forte, Dunas, Conchas, Peró, Foguete, Pontal do Peró, Ilha do Japonês, além das praias de Unamar e Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. O combate à flanelagem e à poluição sonora também será reforçado.
A Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização mobilizará 250 agentes na área central e 80 em Tamoios no dia 31. Apenas ambulantes cadastrados estarão autorizados a trabalhar, e 12 permissionários atuarão na Praça das Águas durante os dias de festa.
Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, o planejamento integrado é fundamental para o sucesso da operação. “Estamos trabalhando com reforço de efetivo, uso de tecnologia e ações preventivas para que moradores e turistas possam celebrar a virada do ano com tranquilidade. O foco é organização, segurança e pronta resposta”, afirmou.
Para atendimento médico, a Secretaria de Saúde instalará dois postos de apoio, um na Praça do Guta e outro próximo ao Malibu. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana atuará para melhorar a logística no Terminal de Ônibus de Tamoios (TOT), com fiscalização do transporte irregular e medidas para agilizar o embarque e desembarque de passageiros.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Kiko Jorge, o objetivo é garantir fluidez no trânsito durante toda a operação. “Estamos trabalhando para que moradores e turistas tenham deslocamento organizado e seguro, desde o acesso às praias até o retorno para casa”, destacou.
As ações seguem o decreto de restrições em vigor e o esquema especial de ordenamento e segurança continuará ao longo de todo o verão, mesmo após a virada do ano.

