A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, colaborou com a Polícia Civil na captura de dois foragidos da Justiça na última sexta-feira (5) e sábado (6). As ações ocorreram em conjunto com agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) e contaram com o apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O primeiro suspeito, Maycon dos Santos, condenado a 12 anos de prisão por homicídio e investigado pelo assassinato de um policial militar em maio de 2025, em Niterói, foi localizado após publicação de uma fotografia feita por ele no Farol de Ponta Negra. A imagem permitiu aos agentes reconhecer a motocicleta utilizada pelo suspeito, que foi rastreada pelas câmeras inteligentes da cidade. Maycon foi abordado na ponte da Barra de Maricá, durante operação da Polícia Civil.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, “este investimento está produzindo diversos resultados significativos, auxiliando as delegacias nas investigações e contribuindo para uma cidade mais segura. A combinação de presença ostensiva e tecnologia de ponta nos permite manter os índices de criminalidade em queda na cidade”.

No sábado (6), outro foragido, Robert Richard, conhecido como Lázaro, também foi capturado. Ele respondia a mandado de prisão por latrocínio, tráfico de drogas e roubo qualificado, praticados em julho de 2022, no bairro Vila Olímpia, em Guapimirim. As câmeras do Ciosp identificaram a motocicleta conduzida pelo suspeito, permitindo que a Polícia Civil realizasse a abordagem em Itaboraí. Richard foi encaminhado à DHNSG, permanecendo à disposição da Justiça.
Investimento em segurança e tecnologia
Na última segunda-feira (1º/12), a Prefeitura deu início à construção da Cidade da Segurança, um complexo que reunirá instalações modernas para uso da Guarda Municipal, incluindo área de treinamentos, estande de tiros, salas de capacitação e um novo Centro Integrado de Comando e Controle, equipado com tecnologia de monitoramento de última geração.
O investimento contínuo em Segurança Pública tem gerado resultados expressivos. Em 2025, Maricá registrou queda nos indicadores estratégicos, alcançando o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completando um ano e meio sem casos de latrocínio. Somente neste ano, foram realizadas 27 prisões, localizadas cinco pessoas desaparecidas e recuperados 109 veículos roubados ou furtados, com mais de 300 ocorrências encaminhadas à delegacia a partir das ações de monitoramento.

