Um novo ciclone extratropical se forma entre os dias 7 e 8 de novembro sobre o Sul do Brasil e deve avançar em direção ao litoral do Sudeste, afetando também o estado do Rio de Janeiro. O fenômeno deve provocar ventania, mar agitado e pancadas de chuva isoladas, especialmente entre o sábado (8) e o domingo (9).
De acordo com meteorologistas, o centro do ciclone deve se organizar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na noite de sexta-feira (7), avançando pelo mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro no sábado. No domingo (9), o sistema deve estar posicionado entre o litoral do Rio e o Espírito Santo, ainda influenciando o tempo com ventos fortes e instabilidade.
Há alerta para rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em áreas litorâneas e serranas. Marinas e portos do estado devem redobrar a atenção, principalmente no sábado, quando a ventania pode dificultar a navegação e deixar o mar bastante agitado.

Em Cabo Frio, a previsão indica mudanças bruscas ao longo dos próximos dias:
- Quinta (6): 21ºC a 26ºC, com 70% de chance de chuva e ventos de até 29 km/h.
- Sexta (7): 21ºC a 22ºC, tempo firme e ventos moderados de 21 km/h.
- Sábado (8): 21ºC a 30ºC, tempo ainda sem chuva, mas com ventos que podem chegar a 29 km/h.
- Domingo (9): 21ºC a 23ºC, com previsão de chuva (77%) e ventos de até 27 km/h.
O tempo deve virar no domingo, com maior chance de chuva e ventos intensos. O alerta é para evitar embarcações pequenas, atividades marítimas e áreas abertas durante o período de maior instabilidade.
Ressaca – A Marinha emitiu alerta de ressaca, com ondas de até 3,5 metros em alto mar entre às 12h de sábado às 21h de domingo.
A recomendação é evitar a navegação e esportes marítimos nesse período.

