Os servidores de Cabo Frio vão receber os salários de dezembro e o 13º de 2024 até a próxima sexta-feira (31). O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pela prefeitura. A medida vale para funcionários de todas as áreas.
No início do mês, quando assumiu o cargo, o prefeito Dr. Serginho (PL) decretou calamidade financeira no munícipio e disse que os salários de dezembro seriam pagos em até 10 parcelas. Já os servidores da Educação receberiam em três parcelas. A medida criou um atrito entre a nova gestão e os sindicatos, que foi resolvido após um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público.
Segundo a prefeitura, a justiça autorizou usar R$ 64 milhões em recursos dos royalties do petróleo para o pagamento dos atrasados. Ainda neste mês, o poder público conseguiu arrecadar outros R$ 55 milhões com impostos, como o IPTU e com um acordo com o governo do estado para a redução de custos. Os salários atrasados e o 13º serão pagos com esse dinheiro.

“Quando assumi, não havia recursos em caixa para pagar as folhas atrasadas. Muitos acreditavam que seria impossível, mas conseguimos. Acabou o sofrimento! Foi um esforço coletivo e, agora, assumo o compromisso de que nenhuma folha será atrasada novamente”, declarou o prefeito.
Já os salários de janeiro deste ano foram pagos a partir desta terça-feira (28), alterando a data de pagamento dos servidores, que antes, era no 5º dia útil do mês.
O Sindicaf (Sindicato dos Servidores Públicos de Cabo Frio) não se manifestou sobre o anúncio. O SepeLagos, que representa os servidores da Educação, faz uma assembleia nesta terça-feira para discutir os rumos da greve, decretada pelo atraso no pagamento dos salários de dezembro.

