A Região dos Lagos tem 14 das 19 praias e marinas do Rio de Janeiro que vão hastear a Bandeira Azul na temporada 2025/2026. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (3) pelo coordenação nacional do programa. Três delas receberam o certificado pela primeira vez: Praias do Foguete e Pontal do Peró, em Cabo Frio e a Praia de José Gonçalves, em Búzios.
Na lista deste ano, destaque para Búzios, que terá 4 praias certificadas. Cabo Frio e Saquarema terão 3. Iguaba Grande tem 2 praias. E Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia tiveram uma praia cada.
No total, o Brasil vai hastear a Bandeira Azul em 60 destinos, reafirmando sua liderança sul-americana na promoção do turismo sustentável e responsável. O Júri Internacional aprovou 50 praias e 10 marinas do país, em decisão tomada em 20 de setembro, durante reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca, sede da Foundation for Environmental Education (FEE), entidade responsável pela iniciativa global. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), que no dia 31 de outubro realizará a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul no Iate Clube de Santos, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Para receber o selo, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental. O Programa Bandeira Azul também dialoga com debates internacionais sobre gestão costeira, como os que serão abordados na COP30.
A distribuição geográfica da Bandeira Azul na temporada 2025/2026 contempla seis locais no Nordeste, sendo um em Alagoas e cinco na Bahia. No Sudeste, são 23 aprovações, sendo 19 no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo. Santa Catarina se consolida como o estado com maior número de destinos premiados nesta temporada, somando 31 locais.
Para Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, o reconhecimento internacional é resultado do esforço conjunto entre gestores e comunidades. “O Brasil tem mostrado ao mundo que o turismo sustentável não é uma utopia, mas uma realidade possível e necessária. Cada Bandeira Azul hasteada representa o empenho de profissionais, governos, empresas e comunidades comprometidos com o meio ambiente. É a prova de que diferentes setores podem se unir em prol de um futuro mais sustentável. A Bandeira Azul não é apenas um selo de qualidade, é um compromisso permanente com a preservação e a educação ambiental. Iniciativas como a nossa participação na COP30 reforçam que o Brasil leva exemplos concretos de boas práticas ao debate global sobre clima e oceanos”, afirma.
PRAIAS REGIÃO DOS LAGOS
Praia Azeda-Azedinha, Búzios
Praia do Forno, Búzios
Praia de Tucuns, Búzios
Praia de José Gonçalves, Búzios
Praia Lagunar Caiçara – Arraial do Cabo
Praia do Foguete, Cabo Frio (Trecho em frente a Lagoa das Garças)
Praia do Peró, Cabo Frio
Praia do Pontal do Peró, Cabo Frio
Praia da Cidade Nova, Iguaba Grande
Praia de Ubás, Iguaba Grande
Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema
Praia do Canto da Vila, Saquarema
Prainha, Saquarema

